domingo, 7 de novembro de 2010

Tudo o que você disser pode ser usado contra você

Depois dos acontecimentos de semana passada em que uma estudante de DIREITO, Mayara Petruso, fez a seguinte declaração: “Nordestino não é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado”, reafirma um comportamento que já venho observando faz tempo nas mídias sociais, na qual muitas pessoas acabam ultrapassando o limite da liberdade de expressão e perdendo o respeito com os demais.

O caso citado acima repercutiu nacional e internacionalmente, além disso, a responsável pela infeliz frase será processada pela OAB e os que partilharam da sua opinião podem responder judicialmente também.  Outro exemplo de problemas na rede, foi com o diretor comercial da Locaweb, que em seu perfil do Twitter, ofendeu torcedores do São Paulo durante um jogo do Corinthians, só que o detalhe é que a empresa da qual faz parte, patrocina a equipe são paulina. O ocorrido obrigou a organização e o diretor a pedirem desculpas publicamente.

Além desses casos, já li na Internet diversas mensagens em que indivíduos desrespeitam os outros ou falam coisas que também poderiam ser passíveis de processos. Tanto a Internet, quanto as mídias sociais, proporcionam aos usuários a possibilidade de se manifestarem, emitir comentários etc. Porém algumas regras básicas, que temos no nosso dia-dia, como em nosso ambiente de trabalho, com amigos, por exemplo, também vale para a vida real. Nem tudo que você pensa do seu chefe ou de uma pessoa que você convive, deve ser compartilhada com os demais, a mesma regra vale na Internet, só que com um agravante: sua mensagem pode ser vista por um número incalculável de pessoas.

Por isso, deve-se ter muito cuidado com o que se escreve, pois ela pode trazer problemas graves para o emissor, com foi o caso da estudante de direito, que provavelmente deve estar enfrentando situações complicadas na sua vida. Algumas pessoas esquecem que têm que respeitar os demais e, principalmente suas opiniões porque o mais interessante dos seres humanos é que eles não são iguais e cada um têm suas características e peculiaridades, das quais podemos discordar, mas que devem ser respeitadas.

Então, nem tudo o que pensamos é necessário compartilhar, guarde pra você ou fale para um amigo seu porque o mundo não precisa saber sua opinião, a menos que seja de interesse público ou algo do tipo. Portanto tome cuidado com o que você escreve, pois milhões de pessoas estão de olho em você.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, Brunno!
    É bom ver que meus aluninhos, mesmo não tendo se tornado todos químicos, contribuem para a sociedade de alguma forma!
    O problema da falta de respeito e ética nas mídias sociais tem sido assunto de muitas conversas que tenho tido com outros professores e tema de bate papo em sala de aula com os alunos.
    Adorei seu texto.

    ResponderExcluir